Colégio Palmares

Soluções Sob Demanda

Tecnologia conecta pais, alunos e professores em tradicional colégio de SP

Plataforma monitora progresso dos estudantes e disponibiliza aos pais resultados de provas com notas abaixo da média; sistema gerencia ainda 4 milhões de materiais produzidos anualmente pelo Colégio Palmares, entre lições de casa, trabalhos e avaliações

Integrante do Top 10 dos Melhores do Ranking Nacional do Enem 2014 na cidade de São Paulo,  o Colégio Palmares conta com uma peculiaridade que, à primeira vista, pode soar dispare em seus 40 anos como uma das mais tradicionais instituições de ensino privado do País. Para olhos mais atentos, porém, tal singularidade é o encontro da tecnologia com a tradição. 
Explica-se: apesar de seu alto posicionamento em excelência de ensino, o colégio - que já recebeu mais de 30 mil alunos desde sua fundação em 1975 (entre eles personalidades como Marisa Orth e Giulia Gam) - enfrentava dificuldades na entrega de provas de baixo rendimento.
A tarefa, de fato, era hercúlea. As provas de mais de mil estudantes do Ensino Infantil ao Médio com pontuação inferior a C (sistema em que A representa a maior nota e F a menor) eram separadas manualmente pelos funcionários, folha a folha, para serem xerocadas, grampeadas e só então liberadas para entrega aos pais e alunos. O procedimento demandava tempo e gerava re trabalhos, além de muita papelada para estocar (e passível de extravios). “Percebemos a importância de tornar nossos procedimentos mais rápidos de uma forma racional, prática, automatizada e segura”, explica Marcos Toscano, Diretor de Tecnologia do Palmares.

A Solução

A solução veio através da plataforma FileMaker Pro, tecnologia de subsidiária da Apple para criação de aplicativos customizados para dispositivos móveis e web - e que o executivo já conhecia desde a versão 3. “Sugeri a criação de uma aplicação capaz de tornar automática a entrega desses testes de baixo rendimento, agilizando processos, minimizando custos e promovendo fácil acesso aos resultados e à curva de aprendizado de cada aluno”.
O desenvolvimento ficou a cargo da Implement Systems, empresa do analista Claudio Heidemann, integrante da rede FileMaker Business Alliance Brasil. Nascia o Implement School, criado e implantado em 90 dias com banco de dados para cada estudante com seus respectivos trabalhos e provas separados por matéria e acesso remoto em iPad e web.
Com a modernização, as provas passaram a ser digitalizadas e inseridas no app, que automaticamente envia cópias para a mãe, o pai e o próprio aluno. “Os custos e o trabalho da equipe diminuíram muito e os contatos com os coordenadores ficaram muito mais rápidos e eficientes”, afirma Toscano.
“Com o sistema eu recebo minhas provas em qualquer lugar e posso colocar tudo em ordem cronológica, facilitando a busca quando preciso estudar e com a garantia de que não vou perder nada", diz Isabella Silento, aluna do terceiro ano do Ensino Médio e que está no Palmares desde o Primário.
Pais, corpo docente e diretores também aprovaram a chegada do aplicativo ao tradicional colégio paulista. “Posso agora visualizar em ordem cronológica, por série e tópicos, todos os materiais que adoto em classe, além de localizar trabalhos mais antigos e organizar a sequência curricular da minha área”, conta André Bernardo, professor de Tecnologia que atua há mais de dez anos na instituição.

Gerenciando conteúdo

Outra funcionalidade comemorada pela equipe é o gerenciamento dos conteúdos educacionais, que anualmente somam mais de quatro milhões de cópias, entre lições de casa, trabalhos, provas e avaliações. “Com o FileMaker, conseguimos rapidamente atender aos pedidos do corpo docente, que tem acesso a tudo dentro da sala de aula e pode verificar e corrigir erros em tempo real diretamente no iPad”, pontua Marcos Toscano.
Com a revisão integral dos documentos antes da impressão, o colégio chega a economizar até R$ 5 mil, antes gastos com toners e impressoras, em meses de prova. Além disso, os acessos remotos têm ajudado a instituição a alcançar padrões de excelência nos materiais impressos, agora com margem de erro inferior a 0,5%.
A aplicação tem ainda promovido a migração de todos os arquivos físicos para o banco de dados em FileMaker. O objetivo é minimizar perdas e retirar de circulação antigas cópias em papel que abarrotavam salas e outros espaços.
Atualmente, cerca de 100 funcionários utilizam o Implement School e mais de 1000 pais e alunos acessam trabalhos e provas em seus iPads e emails. “É uma interação mais que bem vinda e que segue a filosofia do nosso colégio, que prioriza o envolvimento emocional e afetivo entre alunos, coordenadores e professores”, diz o diretor de TI do Palmares. 
“Isso é evolução”, afirma Claudio Heidemann, CEO da Implement Systems. “O uso de boas tecnologias, apoiado a um bom banco de dados, resulta em aplicativos para melhor controle e gestão, menos custo, mais agilidade e maior integração - com mobilidade e acesso multiplataforma.”